Cultura Data Driven e coleta de dados: o novo “ouro” nas organizações
O que você faria se fosse desafiado a aumentar os lucros de uma grande empresa? Buscaria informações confiáveis ou apostaria na intuição?
A tomada de decisão nas organizações deve ser colaborativa, mas não empírica. Por isso, a cultura Data Driven surge como uma metodologia segura, trazendo soluções orientadas por dados.
Além da análise interna, a pesquisa inclui o mercado externo, clientes, concorrentes, fornecedores e produtos, por exemplo. Assim, é possível identificar e reduzir ameaças com antecedência.
Integrar é outro ponto importante na programação orientada por dados. Ela favorece a transparência e agilidade na comunicação, permitindo que todos tenham acesso às informações, geralmente armazenadas em nuvem.
No varejo, o Data Driven pode ser aplicado em diversos segmentos. A lista de possibilidades é tão grande quanto a infinidade de informações que podem ser exploradas.
Vale lembrar que a coleta de dados deve seguir as normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) em todo o processo. A pesquisa deve ser realizada por uma empresa capacitada, com credibilidade e expertise em soluções na tecnologia. Ter acesso às ferramentas certas permite gerar valores confiáveis.