Para realizar a configuração via FX Connect é necessário conectar o Peek Computer via porta Ethernet. Acesse o modem via rede local e verifique o IP do Peek Computer em sua lista de clientes DHCP no roteador. Veja Figura 01.
Com o IP em mãos acesse o navegador. Ex.: http://192.168.43.181
Crie uma rede “roteada” no celular com o SSID: fxticampo e senha: fxticampo
Verifique o IP recebido pelo Peek Computer.
Abra o Navegador e digite o endereço de IP do Peek Computer.
Faça login com as seguintes credenciais:
Usuário: userti
Senha: fxtisenha
Acesse o menu Instalação Rápida para realizar o Passo a Passo de forma guiada.
A configuração de Ethernet, primeira aba, necessita que o cabo de rede esteja conectado. Caso o cabo esteja desconectado será exibida uma mensagem como a da tela a seguir.
Para configurar IP, Gateway e Máscara de rede, deve ser utilizada a primeira coluna. Por padrão, os valores são obtidos de forma automática. Se for necessária a configuração manual, essa coluna deve ser alterada para o modo manual, conforme abaixo:
Com o modo manual selecionado, devem ser preenchidos os campos com as configurações adequadas para a rede utilizada, conforme exemplo a seguir:
Para configuração de DNS, deve ser utilizada a segunda coluna. Por padrão, os valores são obtidos de forma automática. Se for necessária a configuração manual, essa coluna deve ser alterada para o modo manual, conforme abaixo:
Com o modo manual selecionado, devem ser preenchidos os campos com as configurações adequadas para a rede utilizada, conforme exemplo a seguir:
A configuração manual de IP, Gateway e Máscara de rede, não implica na obrigatoriedade de uma configuração manual de DNS, nem o contrário. Mas, para fins de ilustração, segue configuração completa a seguir:
Utilize o botão Próximo Passo para confirmar qualquer edição. Para cancelar, basta clicar no botão Voltar.
Quando os dados são salvos com sucesso, será exibida em tela a mensagem a seguir:
O painel de configuração de Wi-Fi é dividido em 2 regiões principais. A primeira é exibida na imagem abaixo:
Nessa tela existem 3 componentes principais: o primeiro é o botão para Adicionar nova rede, que será detalhado posteriormente. O segundo é o seletor de rede, que é utilizado para carregar o perfil de uma rede configurada previamente. O terceiro é o botão para Apagar, que exclui a rede que estiver sendo exibida no seletor.
A segunda região tem o mesmo comportamento exibido na configuração de Ethernet, porém com a diferença de que as modificações feitas são referentes à configuração da rede exibida no seletor de rede. O botão Salvar ainda tem funcionalidade extra - quando se deseja alternar entre as redes configuradas, a rede desejada deve ser selecionada no seletor de rede e em seguida o botão Salvar deve ser utilizado para torná-la ativa.
Para adicionar uma nova rede basta clicar no botão Adicionar nova rede.
Ao fazer isso, a lista com as redes disponíveis será carregada. Para selecionar uma rede, basta clicar sobre o seu respectivo nome, conforme imagem a seguir:
As redes disponíveis são ordenadas por força de sinal, da mais forte para a mais fraca. A lista de redes é atualizada a cada 10 segundos e a atualização é indicada no título da janela, conforme imagem abaixo:
Após selecionar a rede que deseja adicionar, a senha da rede deve ser informada na tela abaixo:
O nome da rede selecionada é exibido para confirmação e a senha deve ser inserida no campo adequado. Após incluir a senha, é possível finalizar a inclusão da rede clicando no botão Adicionar, cancelar a inclusão clicando no botão Cancelar ou então informar as configuração de IP e DNS da mesma forma que é feito na configuração de Ethernet, clicando no botão Configurações de Rede. A rede adicionada é automaticamente atribuída como a rede ativa.
Você poderá ter acesso local à câmera para avaliar a área de captura no momento da instalação. Essa função tem como principal objetivo garantir que o posicionamento do equipamento viabiliza a qualidade e acuracidade da contagem.
A tela de calibragem do contador possui os seguintes campos e suas respectivas funcionalidades:
Os rótulos representam a denominação dos dados disponibilizados em tela. Quando o device é do tipo entrada, o dado será rotulado com o primeiro campo ‘Entrada’. Quando do tipo vitrine, o dado será rotulado com terceiro campo ‘TOTAL’. O segundo campo equivale ao rótulo para o dado do tipo saída (este dado nesta versão está deprecated, não sendo mostrado ao usuário).
A altura de instalação deve ser configurada obrigatoriamente com exatidão para maximizar a performance de contagem. Este dado executa o cálculo da massa de entrantes. Equivale a distância entre o dispositivo e o chão de passagem.
O limite de captura pode ser visualizado na imagem. São as linhas brancas que limitam a captura da contagem.
O multiplicador de massa é o ajuste fino da funcionalidade de contagem por massa, onde, quanto menor o valor, mais facilmente o contador executa a contagem dupla. (Este recurso é necessário quando pessoas entram muito próximas e são visualizadas como apenas um. Dessa forma, quanto maior a massa desses entrantes, mais vezes serão contabilizados na contagem.
A massa máxima é utilizada para limitar a contagem por massa e/ou habilitar a mesma. Massa máxima = 1 desabilita o multiplicador de massa.
Exemplo. Temos uma massa de 5 pessoas abraçadas. Caso a massa máxima estiver em 3, o contador irá contabilizar apenas 3 entrantes.
A área de inclusão tem como padrão a área total de captura da câmera, mas caso haja necessidade de limitá-la para que fique mais precisa, é possível posicionar um retângulo no local exato para captura. Para isso, basta acionar essa função e clicar na tela.
Importante. É Indicado excluir a área que já esteja sendo capturada por outro device.
Alterar fluxo de contagem altera entrada por saída e vice-versa.
Alterar posição serve para alterar a posição das linha de contagem de Vertical para Horizontal.
Utilizar o modo avançado de calibragem sem o conhecimento adequado pode resultar em mal funcionamento do equipamento. Portanto, apenas siga com essas configurações caso esteja habilitado pela equipe da FX.
Define o modo de balanço de branco automático da câmera.
São os seguintes:
O valor padrão é 'auto'.
Define os ganhos de equilíbrio de branco automático da câmera.
Define a velocidade do obturador da câmera em microssegundos.
Define o modo de exposição da câmera.
O valor padrão é 'auto'.
Define o nível de compensação de exposição da câmera.
Ajusta o contraste da câmera.
O valor padrão é 0.
Ajusta o brilho da câmera.
O valor padrão é 50.
Ajusta a saturação da câmera.
O valor padrão é 0.
Ajusta a nitidez da câmera.
O valor padrão é 0.
Define o modo de medição da câmera.
O valor padrão é 'average'.
Define a configuração ISO aparente da câmera. A propriedade ajusta a sensibilidade da câmera. Os valores válidos estão entre 0 (automático) e 1600. O valor real usado quando ISO é definido explicitamente será um dos seguintes valores (o que estiver mais próximo): 100, 200, 320, 400, 500, 640, 800.
Define o modo de contagem, podendo ser Porta ou Vitrine
Tempo de permanência do contorno do passante inativo.
Quantidade de posições necessárias para aceitar o caminho como válido.
Escolha de visibilidade das linhas de feedback Entrada.
Escolha de visibilidade das linhas de feedback Saída.
Escolha de visibilidade de horário UTC.
Caso você acesse cada menu individualmente, fora do passo a passo guiado, basta clicar no botão Salvar para que as informações sejam gravadas ou em Recarregar para cancelar.
Não se esqueça de fazer o download do relatório, ele será fundamental para o preenchimento da Ordem de Serviço.
Para que a implantação seja validada pela FX e os dados coletados sejam disponibilizados em tempo real através do Dashboard, é imprescindível e obrigatório o envio da Ordem de Serviço com o preenchimento de todos os dados requeridos.